Vitrinismo: conheça mais sobre esta técnica e este profissional

Reunimos neste artigo as principais dicas sobre vitrinismo para que você possa testar e aplicar hoje mesmo no seu ponto de venda

Para que o visual merchandising tenha efeito no consumidor, o ponto de venda precisa ter uma estratégia para a vitrine, também conhecido como vitrinismo.

Trata-se de técnicas aplicadas à decoração da loja com o objetivo de levar pessoas para dentro da área de vendas.

Ao estimular o consumidor a entrar na loja, certamente suas chances de comprar algum produto aumentam, não acha?

Basicamente, o vitrinismo desperta a compra por impulso usando estímulos visuais, especialmente iluminação, decoração e vitrine. 

Sejamos sinceros, quem consegue resistir a uma vitrine bem planejada e iluminada? 

Sem dúvida, a iluminação e a decoração são os principais aspectos para a vitrine encantar quem passa na frente da loja.

Por isso, os profissionais especializados nesta técnica, que são os vitrinistas, vêm sendo cada vez mais valorizados no mercado.

Mas, nem sempre esta foi a realidade para os brasileiros que buscam especialização na área de vitrinista, sabia?

Isto é, para conseguir atuar nesta área como profissional, era preciso fazer cursos fora do Brasil, mas hoje a realidade é outra.

Atualmente, diferentes universidades e escolas profissionalizantes têm especializações em vitrinismo e visual merchandising.

Neste artigo, você vai saber mais sobre a técnica e como aplicar na sua loja.

Vitrinismo para as lojas

Quando pensamos em uma vitrine, logo vemos a frente de uma loja, mas ela pode estar dentro do ponto de venda também, sabia?

Basta olhar para dentro da loja e buscar os lugares com menor fluxo e você vai descobrir que ele pode fazer o mesmo papel da vitrine. 

Por exemplo, se na sua loja tem uma parede vazia, experimente pintar e iluminar o local para expor um produto em destaque.

Esse é um dos aspectos que os vitrinistas observam e que não estamos acostumados.

Por isso, criamos uma lista com dicas para você aplicar o vitrinismo na sua vitrine, mesmo sem ser um verdadeiro vitrinista.

Iluminação adequada

Uma vitrine sem iluminação adequada não terá o mesmo impacto no consumidor e ele não terá como perceber detalhes do que está exposto.

Ao mesmo tempo, a iluminação é essencial para o vitrinismo porque ela chama a atenção e realça os produtos expostos.

Vale lembrar que os vitrinistas trabalham com a luz sabendo que ela consegue direcionar o olhar do consumidor para pontos específicos do espaço.

Produtos em destaque

Independente do tamanho da vitrine, reserve um espaço para colocar um item em destaque.

Porém, o vitrinismo pode ser feito com outros produtos, desde que estejam posicionados conforme a hierarquia dos itens expostos.

Ou seja, podemos trabalhar com a exposição de itens com base no mais importante para o menos importante, por exemplo.

Mas, lembre-se de que o produto que estiver em destaque precisa conversar com o tema da sua vitrine, ok?

Assim, o consumidor percebe que a vitrine mostra qual o produto mais importante da loja, mesmo que seja um item mais caro. 

A dica extra de vitrinismo da Colmeia Print é: deixe um espaço vazio entre os produtos expostos na vitrine para prevenir a poluição visual.

Mudança dos itens expostos

A vitrine que não se renova, passa despercebida pelo consumidor e, por isso, não deixe mudar os itens que ficam expostos nesta parte da loja.

Desta maneira, a loja passa a sensação para o cliente de que não há novidades para ele e isso impacta no resultado.

Portanto, a dica é promover trocas constantemente dos produtos que estão na vitrine, inclusive no lugar onde elas ficam expostas.

Vitrinismo para a sua loja

Depois de receber essas dicas, te deu vontade de saber mais sobre o vitrinismo e o trabalho dos vitrinistas?
Fale com a nossa equipe de profissionais especializados clicando neste link!

  • Share:

Post a comment