Layout do PDV: como influenciar o comportamento do consumidor

Maximize as vendas do seu negócio com um layout de PDV eficiente e conheça algumas dicas para melhorar os resultados da loja

Se você já se sentiu confortável e acolhido ao entrar em uma loja, um dos responsáveis é o  layout do PDV.

Certamente, isso é o que o visual merchandising e, mais especificamente, o que ponto de venda pode fazer pelo seu negócio.

Com isso em mente, precisamos entender que quando não damos a devida atenção ao layout da loja, perdemos a chance de criar uma conexão única com os clientes assim que eles passam pela porta.

Nesse caso, criamos um artigo que pode te ajudar a entender a importância do layout do PDV e como agregar valor ao seu PDV.

Para isso, você só precisa ler esse artigo até o final.

Maximizando a experiência com o layout do PDV

Como citado anteriormente, quando seu cliente entra em uma loja bem organizada, algo mágico acontece.

Imediatamente ele fica atraído por um ambiente que parece ter sido cuidadosamente projetado para oferecer a melhor experiência de compra.

Em geral, é neste momento que surgem as grandes oportunidades, afinal, o layout do ponto de venda bem planejado e executado traz benefícios significativos para os resultados.

Os principais são:

  • Facilita a circulação dos clientes, proporcionando, como resultado,  uma experiência de compra fluida e agradável.
  • Aumenta o tempo de permanência do cliente na loja, para que ele explore com calma todos os produtos e também se sinta à vontade para conhecer cada cantinho.
  • Desperta um maior interesse em conhecer os outros setores, basicamente fazendo com que o cliente se aventure por diferentes categorias de produtos.
  • Aumenta o número de produtos visualizados pelo cliente, portanto oferece uma exposição maior das suas ofertas e, consequentemente, aumenta as chances de vendas.

Deixando o layout do PDV mais atrativo

Dados esses pontos, é preciso considerar a criação de um layout que seja envolvente para seus clientes. 

Para isso, devemos focar em alguns elementos específicos, listados abaixo: 

Fachada/Vitrine:

A fachada e a vitrine funcionam como o cartão de visitas da sua loja e, por isso, elas precisam chamar a atenção e representar a sua marca logo de cara.

Instalações

Os balcões, prateleiras e expositores devem ser pensados de forma estratégica, tudo tem que estar bem organizado e acessível para facilitar a circulação dos clientes.

Disposição de Produtos

Organize os produtos de maneira lógica e convidativa, agrupe-os por categorias e destaque os que são considerados os mais rentáveis para o negócio e os preferidos do consumidor.

Layout

Crie um fluxo bom na loja, para que as pessoas circulem tranquilamente e explorem tudo, inclusive o local ideal para os caixas e os provadores, por exemplo

Fonte: Printerest
https://br.pinterest.com/pin/68745340927/

Iluminação

A luz é fundamental em todos os pontos de venda. Desse modo, destaque produtos com luz direcionada e garanta uma iluminação geral que deixe a loja aconchegante.

Aroma

Um cheiro agradável que tenha a cara da sua marca faz toda a diferença.

Apesar disso, é importante ter cautela. Opte por fragrâncias sutis e não muito intensas, evitando aromas que possam causar desconforto ou alergias.

Som ambiente

Certamente, a escolha do som ambiente pode criar uma atmosfera agradável na loja.

Contudo, opte por músicas suaves e de volume moderado. Evite sons muito altos ou agressivos, uma vez que podem incomodar os clientes e dificultar a comunicação.

Layout do PDV: qual é o melhor tipo?

Para finalizar nosso artigo, separamos algumas características dos layouts mais comuns.

Sem dúvida, cada um tem suas características e benefícios e, por isso, descrevemos como cada um deles pode contribuir para o seu negócio.

  1. Caminho forçado: guia o cliente por um percurso específico. Geralmente tem forma de “s” ou “z”. Isso é feito para que ele passe por todas as áreas e produtos.
  1. Grade: organiza os produtos em seções claras, criando espaços delimitados. Isso facilita a circulação do cliente e torna a loja mais fácil de navegar.
  1. Loop: conduz o cliente em um caminho circular pela loja. Esse tipo de layout é ideal para lojas com variedade de produtos. Assim o cliente explora tudo antes de decidir pela compra.
  1. Simples: disposição direta e minimalista dos produtos. É ideal para lojas com poucos produtos.
  1. Misto: combinação personalizada de diferentes abordagens. Pode envolver não só a combinação de caminhos forçados, como também, áreas de destaque e zonas de livre circulação.

Resumidamente, esses são apenas alguns exemplos dos layouts mais utilizados no PDV. Seja como for, é importante escolher com base no seu espaço e nos objetivos da sua loja.

Esperamos que tenha sido útil e que você possa aproveitar as informações para otimizar suas vendas.
Além do mais, se surgir alguma outra dúvida ou se precisar de mais ajuda, fale com nossos profissionais clicando neste link!

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