Entenda como as empresas estão usando a comunicação visual de forma mais eficiente, a partir de tecnologia e sustentabilidade
A comunicação visual segue evoluindo desde sua origem, que data de 1919, criada por artistas e arquitetos na Alemanha.
De acordo com a história, a técnica de comunicar por meio de ícones é usada há mais de 100 anos e, hoje, a tecnologia se torna uma grande aliada.
Assim, ao longo dos anos, novas técnicas aplicadas a esta disciplina aprimoraram a execução, trazendo melhores resultados para as corporações.
Certamente, a comunicação visual se torna cada vez mais indispensável para as empresas compartilharem suas informações, mensagens e, claro, produtos.
Para isso, cada elemento deve ser pensado de forma estratégica para comunicar aquilo que a empresa deseja, de forma clara e objetiva.
Esses elementos são conhecidos como signos e podem ser representados por palavras, marcas, slogans, desenhos, fotos, cores, etc.
Ou seja, estamos falando de tudo o que pode ser usado para transmitir uma mensagem.
Seja por elementos gráficos ou componentes visuais, fato é que a comunicação visual faz parte do dia a dia das empresas.
Qual empresa não tem interesse em transmitir sua mensagem para o cliente de forma clara, rápida e com fácil entendimento de todos?
Para isso, usamos elementos gráficos para derrubar as barreiras de culturas, linguagens e idiomas, tornando tudo mais fácil de entender no primeiro olhar.
Atualmente, sabemos que a tecnologia ganha cada vez mais espaço em diferentes segmentos, setores e não é diferente na comunicação visual.
Isto é, a partir das inovações criam-se novas tendências para a comunicação visual e as empresas atentas a essas novidades não perdem espaço para a concorrência.
Sem dúvida, com diversas tendências surgindo a cada dia, muitos empreendedores acabam não percebendo algumas novidades no setor.
Por isso, trazemos neste artigo as principais tendências e inovações para a comunicação visual, para que você se mantenha atualizado.
Já entendemos que a comunicação visual é essencial para a construção de uma marca e para atingir resultados melhores no negócio.
Porém, com a tecnologia caminhando lado a lado com as empresas, muitas modificações acontecem para que a maneira de se comunicar se mantenha atraente.
Ao mesmo tempo em que uma marca precisa se manter atualizada, ela também não pode perder sua identidade na comunicação visual, certo?
Portanto, vamos entender quais as tendências e como as empresas podem se adaptar sem deixar de lado sua essência.
Tanto as ações quanto os materiais sustentáveis estão entre as principais tendências para a comunicação visual de hoje em diante.
Por exemplo, usar papel reciclado para a impressão de catálogos e folders da empresa, assim como outras peças como banners, faixas e pôsteres.
Além disso, uma empresa de comunicação visual pode ter aspectos sustentáveis, como no caso da Colmeia Print que conta com um sistema de reciclagem de materiais.
Desta forma, a companhia diminui os resíduos na natureza e aumenta a participação da empresa na responsabilidade social e ambiental.
A tecnologia é a responsável pela evolução constante dos equipamentos e, consequentemente, do resultado que eles proporcionam.
Isto é, o tipo de impressão feita do material visual do PDV também acompanha a evolução tecnológica e o resultado é nítido para lojistas e clientes.
Com máquinas cada vez mais inteligentes, poderosas e produtivas, as empresas conseguem desenvolver materiais diferenciados e com mais qualidade.
Um dos principais tipos de comunicação visual nas lojas, os banners e painéis impressos, passaram a usar materiais com menos impacto no meio ambiente, sabia?
Além de tintas a base d’água, as empresas tentam se adequar a materiais com maior durabilidade e que tenham um ciclo de reciclagem
A evolução da comunicação visual aparece nos novos dispositivos e aparelhos usados para entregar a mensagem corporativa de qualquer negócio.
Cada vez mais veremos painéis interativos nas lojas atraindo a atenção dos clientes nas lojas.
Você já usou um tablet para visualizar o cardápio de um restaurante? Esta é a prova de que a tecnologia palpável é uma tendência.
Ao mesmo tempo, algumas empresas usam realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) para destacar suas marcas de um jeito diferente.
Tudo isso se complementa a comunicação visual física com projetos de displays e suportes diversos que se incorporam aos aparelhos dispositivos ou sinalizam um evento de tecnologia, por exemplo.
Para que o seu negócio se diferencie a partir de sua comunicação visual, você pode aplicar as tendências listadas neste texto o quanto antes.
Para agilizar esse processo e torná-lo realmente atrativo, conte com os profissionais especializados da Colmeia Print.
Fale com nossa equipe agora mesmo, clicando neste link!