Visual merchandising: saiba como aplicar esta ferramenta no seu negócio

Veja quais são os principais aspectos que caracterizam uma estratégia de visual merchandising e como elas atraem a atenção dos clientes

A principal estratégia para agregar valor à imagem da marca dentro e fora do ponto de venda chama-se Visual Merchandising.

Apesar de empresários e empreendedores conhecerem esta ferramenta, saber como utilizá-la da forma certa é um desafio. Com você também funciona assim?

Certamente, para as lojas do varejo, essa ferramenta se torna cada vez mais fundamental.

Principalmente por oferecer diferenciais que ajudam o cliente a tomar a decisão dentro do ponto de venda.

Junto a isso existem técnicas usadas para criar um layout de loja mais interessante, com diferentes formas de mostrar o produto.

Nesse artigo, o objetivo é mostrar como você pode aplicar o visual merchandising no seu ponto de venda e tornar a experiência do cliente mais sensorial.

A partir de agora, reunimos os principais aspectos necessários para você começar a planejar o uso desta ferramenta no seu negócio.

Como planejar o Visual Merchandising?

Sem dúvidas, investir em um layout atrativo para o ponto de venda ajuda a melhorar o desempenho de todo espaço em relação aos negócios.

Entretanto, existem duas regras básicas para qualquer projeto de melhoria no visual da loja. Encontrar as áreas quentes do ponto de venda e respeitar o espaço disponível no imóvel.

No primeiro caso, os hot points, podemos considerar o local da loja onde os clientes mais circulam. 

Assim, precisamos aproveitar esta área porque ela oferece mais oportunidade de vendas. Consegue visualizar esse espaço dentro da sua loja?

Caso não saiba, basta mapear o ponto de venda e entender qual caminho o cliente faz quando entra na loja. 

Por exemplo, a maneira mais fácil é observar pessoalmente os lugares onde os consumidores param com maior frequência.

Ou seja, este local tem potencial de vendas e pode servir como área destinada a apresentar novos produtos.

Em contrapartida, os lojistas que querem investir em visual merchandising devem entender que existe uma hierarquia de espaço no PDV.

Isto é, você precisa encontrar a melhor maneira de usar o espaço de forma harmônica não apenas para a vista, mas também do ponto de vista de praticidade.

O que adianta a variedade de produtos se não conseguimos vendê-los?

Sabia que o layout da sua loja pode dificultar a experiência do cliente? Principalmente quando ele não encontra um produto que você tem para vender.

Aplicando o visual merchandising na sua loja

Para que você consiga aumentar as vendas e tornar a experiência do cliente mais interessante, podemos começar a aplicar técnicas.

Veja quais as principais novidades que você pode promover no ponto de venda agora mesmo a partir do visual merchandising.

Pontos focais

Para construir um ponto focal na loja basta usar a criatividade junto com elementos materiais que chamem a atenção do cliente.

Normalmente, criamos um atrativo a partir de elementos gráficos, displays, assim como peças de decoração atrativas.

Desta forma, podemos posicionar produtos neste local e atrair o consumidor, ou reforçar a marca da empresa. 

Ou seja, os pontos focais servem para destacar produtos ou mensagens da empresa aos olhos dos consumidores dentro da loja.

Pontos de parada

Por outro lado, você também pode usar os pontos de parada como estratégia de vendas.

Sabe aquelas vitrines que todos param para olhar?  Se você consegue fazer isso, saiba que o visual merchandising da sua loja realmente funciona.

Esses pontos contam com displays diferenciados, além dos famosos manequins. Certamente com a tecnologia de hoje podemos aplicar diferentes equipamentos que chamam a atenção.

Além das vitrines, os pontos de parada também servem para lojas grandes, com diferentes departamentos, por exemplo.

Compra por impulso

Certamente, uma das vantagens do merchandising é gerar o desejo de compra. Sabe aquele um produto que não fazia parte da lista de compras do cliente ao entrar na loja, mas ele acabou levando para casa?

Provavelmente, ele se interessou pelo produto por causa da posição dele no ponto de venda.

Nesse sentido, podemos afirmar que o trabalho de visual merchandising tem eficácia quando o cliente compra algo que não estava buscando.

Quer um exemplo? Que tal aquelas balas e doces que ficam expostas nos caixas do supermercado? Acha que elas estão ali por acaso?

Enquanto as pessoas esperam pelo atendimento na fila, esses produtos são vistos com maior frequência.

Melhore a experiência na sua loja

Como vimos, o visual merchandising inclui uma série de processos que podem influenciar diretamente o que acontece na loja.
Se você se preocupa em oferecer a melhor experiência para o cliente dentro da loja, invista no seu ponto de venda e saiba como tirar o melhor proveito do seu espaço de vendas.

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